Como construir II - Projeto da casa

2. Projeto da casa.

O projeto é uma etapa muito importante e não deve ser menosprezada. Quem estuda um pouco disso sabe que não é só um quadrado, dividido em partes menores as quais se atribui funções específicas. No projeto devem ser considerados:

O norte. Aqui no rio, as faces que recebem mais sol são as norte e oeste, por isso deve-se evitar colocar as áreas de maior permanência (quartos e salas) nessas direções. Um bom uso dessas áreas seria para a área de serviço para a secagem de roupa. Deixando assim os quartos e salas dos lados sul e leste, que pegam sol pela manha, que aquece menos que o sol da tarde (aqui, principalmente de 11 as 15) do oeste. Caso não possa evitar que áreas de permanência longa fiquem expostas ao sol forte, tente protegê-las com brises, varandas ou toldos.



O vento. Os ventos variam de acordo com a região do país, o relevo, o clima, a época do ano... Na cidade do rio de janeiro, por exemplo, a direção predominante anual dos ventos está entre o nordeste e o sudeste. Para saber sobre o vento da sua cidade consulte o CRESESB. Sabendo o vento predominante você pode planejar suas janelas e portas de modo que haja uma boa circulação do mesmo dentro de casa durante todo o ano.

Os moradores. Um casal tem necessidades diferentes de uma família com três filhos e um cachorro. O primeiro pode querer um escritório, uma sala grande pra receber amigos. O segundo vai precisar de mais quartos, uma sala fácil de arrumar, quintal, canil pro cachorro. Todas essas coisas e mais o gosto pessoal dos moradores devem ser considerados.

O orçamento. De nada adianta você projetar uma casa maravilhosa se o orçamento é mais alto do que o que se pode pagar. Ou se o orçamento da obra foi mal realizado e durante a obra os gastos acabam extrapolando. Se não há muito dinheiro é melhor construir uma casa adequada, menor e com materiais mais baratos (não confunda com qualidade inferior) do que nunca terminar a obra.

continua...


Veja outros posts dessa série:
Como construir III - O projeto em si

Comentários